Governo de Minas alerta para atuação de ciclone e risco de chuvas intensas no estado
Recomendação é válida para todo o estado, entre esta sexta-feira (30/1) e domingo (1/2), com risco de tempestades, ventos fortes e queda de granizo
O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), alerta a população para a possibilidade de tempestades isoladas - que podem ser fortes em alguns locais, rajadas de vento e chance de granizo a partir desta sexta-feira (30/1) até domingo (1/2).
De acordo com o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), o padrão típico do verão, com aquecimento durante o dia, favorece a intensificação das instabilidades, que podem se organizar tanto no período da tarde quanto, em alguns momentos, desde as primeiras horas do dia.
Previsão para os próximos dias
Nesta sexta-feira (30/1), há previsão de tempestades isoladas em diversas regiões, incluindo Noroeste, Zona da Mata, Central Mineira, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Oeste de Minas e Triângulo Mineiro. Ao longo do dia, o aquecimento intensifica as instabilidades em todo o estado. Os acumulados podem chegar a 50 milímetros no Sul/Sudoeste e no Triângulo Mineiro, com rajadas acima de 70 quilômetros por hora (km/h) e condições para granizo.
No sábado (31/1), a atuação de um ciclone no oceano favorece tempestades em praticamente todas as regiões. As chuvas podem ocorrer desde a madrugada e se intensificar à tarde, com rajadas de até 70 km/h e queda ocasional de granizo. Os maiores volumes, em torno de 40 milímetros, são esperados no Noroeste, Central Mineira e RMBH.
No domingo (1/2), o tempo segue instável em todo o estado, com tempestades isoladas, rajadas de até 80 km/h e condições favoráveis para granizo. Os maiores acumulados, próximos de 30 milímetros, devem ocorrer no Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro.
Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, o cenário exige atenção redobrada e comportamento responsável da população.
“Em situações de chuva intensa, a pressa pode aumentar o risco de acidentes graves. A orientação é evitar deslocamentos desnecessários e, principalmente, não tentar atravessar áreas alagadas. A autoproteção é a principal ferramenta para preservar vidas”, destaca o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende.
Dicas de prevenção
Evite sair de um local seguro durante as chuvas e aguarde a intensidade diminuir.
Fique atento aos níveis da água em ruas, córregos e rios.
Não atravesse ruas ou áreas alagadas a pé ou com veículos.
Evite áreas como passagens baixas, galerias, avenidas de fundo de vale, pontes e bocas de lobo.
Não deixe crianças brincarem na chuva ou em enxurradas.
Não se proteja embaixo de árvores durante tempestades com raios.
Busque abrigo em edificações ou veículos.
Desconecte aparelhos elétricos da tomada para evitar curtos-circuitos.
Em caso de sinais de instabilidade no imóvel, como trincas, rachaduras, inclinação de árvores ou muros, a orientação é sair do local e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (telefone 193) e a Defesa Civil do município (telefone 199) para avaliação técnica antes do retorno à residência.
A população também pode se cadastrar gratuitamente para receber alertas da Defesa Civil, enviando o CEP por SMS para o número 40199. Em caso de emergência, é preciso ligar para os telefones190 PMMG, 193 Bombeiros, 199 Defesa Civil e 192 Samu.
Comentários (0)