cover
Tocando Agora:

"Rua de Direitos" leva serviços e conscientização para comunidade de Ubá em combate à violência contra a mulher

"Rua de Direitos" leva serviços e conscientização para comunidade de Ubá em combate à violência contra a mulher

"Rua de Direitos" leva serviços e conscientização para comunidade de Ubá em combate à violência contra a mulher
"Rua de Direitos" leva serviços e conscientização para comunidade de Ubá em combate à violência contra a mulher (Foto: Reprodução)

A cidade de Ubá, recebe neste sábado (30/8) mais uma edição da Rua de Direitos – Agosto Lilás, ação promovida pelo programa Proteja Minas, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG). A mobilização, que acontece no Bairro Deputado José Pires da Luz, é realizada em parceria com a Prefeitura de Ubá e faz parte das estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher no estado.


A ação integra o calendário do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência doméstica, e também está alinhada à Operação Shamar, que visa ampliar a proteção às mulheres e fomentar políticas públicas mais eficazes em Minas Gerais. A escolha do bairro se deu por seu histórico de casos de violência doméstica, reforçando o caráter estratégico e sensível da iniciativa.


A comunidade terá acesso a uma ampla rede de serviços intersetoriais, que incluem atendimentos de saúde, escuta qualificada, orientação jurídica e social, vacinação, além de atividades culturais como batalhas de rima com foco em igualdade e respeito, apresentações artísticas e espaço infantil.


“São ações que asseguram que mulheres e meninas tenham acesso ao conhecimento de seus direitos, fortalecendo sua capacidade de romper situações de violência. É um compromisso do Governo de Minas com a proteção das mulheres”, destaca Maressa Gonçalves, coordenadora do Proteja Minas.


A iniciativa em Ubá já vem mostrando resultados. Desde março deste ano, quando o programa foi implantado na cidade, foram realizados 415 atendimentos, entre acolhimentos individuais, palestras, rodas de conversa, oficinas e grupos de fortalecimento. No último sábado (23/8), o bairro São Domingos, outra área com altos índices de violência doméstica, também recebeu a ação com grande adesão popular.


“Eventos como esses são fundamentais para dar visibilidade ao tema e atuar dentro das comunidades. O Proteja Minas tem sido essencial nesse processo em Ubá”, afirma Dalila Machuco, gestora social do programa no município.



Serviço:

Rua de Direitos – Agosto Lilás

📍 Bairro Deputado José Pires da Luz – Ubá (MG)

📅 Sábado, 30 de agosto

🕘 A partir das 9h

🎯 Gratuito e aberto à comunidade


Foto Sejusp-MG

Comentários (0)

Fale Conosco