Ações das Equipes de Saúde Bucal nas Campanhas do Mês de Setembro
Entre as atividades desenvolvidas, destacaram-se rodas de conversa e ações nas salas de espera das unidades de saúde, com a participação ativa dos dentistas do Sistema Único de Saúde (SUS), auxiliares de saúde bucal e comunidade.

No mês de setembro, as Equipes de Saúde Bucal (ESBs) realizaram diversas ações em apoio às campanhas temáticas promovidas pela Secretaria de Saúde durante todo o mês. De forma integrada com as Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) e outros setores, como a Policlínica Regional e os serviços de Saúde Mental, os profissionais da saúde bucal atuaram para fortalecer a conscientização e a prevenção entre a população, relacionando a saúde bucal aos temas abordados.
Entre as atividades desenvolvidas, destacaram-se rodas de conversa e ações nas salas de espera das unidades de saúde, com a participação ativa dos dentistas do Sistema Único de Saúde (SUS), auxiliares de saúde bucal e comunidade. Essas ações tiveram como objetivo principal informar e orientar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, além de promover hábitos saudáveis e a prevenção de doenças.
Assim, as Equipes de Saúde Bucal reafirmam seu compromisso com a promoção da saúde e a qualidade de vida da população, por meio de intervenções educativas e acolhedoras, em sintonia com as políticas públicas de saúde.
Setembro Verde – reforça a importância da inclusão social das pessoas com deficiência, e na odontologia esse compromisso se traduz em garantir um atendimento acessível, humanizado e de qualidade, promovendo saúde bucal como parte essencial da dignidade e do bem-estar de todos.Setembro Vermelho – de prevenção às doenças cardiovasculares. Sabia que a saúde da boca influencia diretamente a saúde do coração? Cuidar da higiene bucal ajuda a reduzir riscos cardiovasculares.Setembro Amarelo – dedicado à valorização da vida e à prevenção do suicídio. O consultório odontológico é também espaço de escuta e acolhimento, onde sinais de sofrimento podem ser percebidos e encaminhados para apoio adequado.
As campanhas foram desenvolvidas nas Equipes de Saúde Bucal, Policlínica Odontológica e no CEO, mostrando que cuidar da boca é também cuidar da saúde geral e da qualidade de vida.
Comentários (0)