Ubá é destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025
Ubá é destaque no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025

Ubá foi um dos municípios mineiros de destaque na 5ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes. Na etapa estadual de 2025, a cidade foi reconhecida no pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, na categoria destinada a municípios com mais de 100 mil habitantes, ao lado de Belo Horizonte e Poços de Caldas.
A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira (14/10), em Belo Horizonte. O prefeito de Ubá, Professor José Damato Neto, foi representado pelo Secretário Municipal de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Caetano Marciano de Souza.
O pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, considera indicadores como como endividamento líquido, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, resultado fiscal, índice de transparência, proporção de servidores e comissionados, classificação da capacidade de pagamento, representatividade feminina, despesas legislativas e gestão de precatórios, entre outros.
O reconhecimento reflete o comprometimento da administração municipal em manter a transparência, a eficiência fiscal e a boa governança, consolidando Ubá como referência no estado de Minas Gerais.
Prêmio Band Cidades Excelentes
O Prêmio Band Cidades Excelentes tem como objetivo estimular a melhoria da gestão pública nos municípios brasileiros, reconhecendo boas práticas e incentivando iniciativas inovadoras. A premiação é promovida pelo Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila, e valoriza a atuação proativa de servidores públicos em benefício da população.
A avaliação é realizada por meio da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila. A plataforma utiliza Inteligência Artificial para consolidar os resultados de mais de 70 indicadores em uma nota final. Os indicadores analisam seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública.
Para esta edição do prêmio, foram avaliadas as evoluções de cada pilar ao longo de 2025, considerando o desempenho efetivo da gestão municipal em relação aos indicadores estabelecidos.
Comentários (0)