Servidores da Atenção Primária recebem Capacitação sobre o Programa Proteja Minas
Servidores da Atenção Primária recebem Capacitação sobre o Programa Proteja Minas

Nos dias 12, 17 e 18 de junho, foram realizadas capacitações para profissionais de saúde em Ubá, abordando o Programa Proteja Minas, os encontros ocorreram no auditório da sede da Secretaria de Saúde e contaram com a participação de cerca de 160 pessoas.
No dia 12, a capacitação foi voltada para enfermeiros, e nos dias 17 e 18, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A palestra foi conduzida por Tatiane Almeida, Gestora Social.
O que é o Proteja Minas?
O Proteja Minas é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Prevenção Social à Criminalidade. O programa tem como objetivo a prevenção e o enfrentamento da violência contra mulheres e meninas, atuando diretamente em contextos de risco.
Público-alvo
O programa é direcionado a mulheres, meninas e adolescentes que estejam em situação de risco ou vítimas de violência. Além disso, também trabalha com homens inseridos em contextos culturais que possam potencializar a violência, mas que não possuem antecedentes criminais, buscando transformá-los em agentes de proteção cultural.
Implantação piloto em Ubá
Ubá foi escolhida para a implantação piloto do Proteja Minas devido aos altos índices de feminicídio e violência doméstica na região, bem como pela ausência de equipamentos especializados para atendimento dessas demandas. A primeira Unidade de Proteção à Mulher (UPC) foi inaugurada no dia 8 de março de 2025, data que marca o Dia Internacional da Mulher.
Além de Tatiane Almeida, a equipe que conduziu o processo contou com os Analistas Sociais Maikiane e Júlia, que também desempenharam papel fundamental na capacitação e implantação do programa.
Baixe o nosso app https://www.webradiosulamericana.com.br/pwa
Comentários (0)