Projeto Aprendizagem Ativa impulsiona alfabetização na Rede Municipal de Ubá
Projeto Aprendizagem Ativa impulsiona alfabetização na Rede Municipal de Ubá
A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantou o Projeto Aprendizagem Ativa, uma estratégia pedagógica que tem fortalecido o processo de alfabetização e ampliado o desenvolvimento em Língua Portuguesa e Matemática entre alunos do 2º ao 5º ano da Rede Municipal. O projeto atende estudantes que ainda não consolidaram habilidades essenciais, como leitura, escrita, interpretação e matemática, oferecendo acompanhamento personalizado dentro do próprio turno escolar.
> A iniciativa surgiu a partir de avaliações diagnósticas realizadas no início do ano, que apontaram defasagens importantes no processo de aprendizagem. “Detectamos alunos com habilidades não consolidadas, especialmente na leitura, escrita e matemática. Então estruturamos uma ação capaz de reorganizar esses estudantes e ajudá-los a avançar”, explicou a Secretária de Educação, Adriana Lucarelli.
Para isso, a Secretaria contratou mais 50 professores e reorganizou espaços escolares, possibilitando a criação dos Núcleos de Aprendizagem, pequenos grupos nos quais o acompanhamento ocorre de maneira individualizada. “Nós fizemos uma sondagem para identificar o nível de cada aluno. Alguns precisaram começar do beabá, outros já podiam avançar com leitura de textos. Cada plano de aula foi pensado conforme a necessidade de cada criança”, relata a professora Raquel de Assis, que atua no projeto.
As metodologias utilizadas valorizam a participação ativa do estudante, a mediação cuidadosa do professor e o uso de materiais concretos quando necessário, garantindo que cada criança avance no seu ritmo, sem perder o vínculo com a turma de referência. À medida que o aluno consolida a habilidade que estava em defasagem, ele abre vaga para que outro estudante possa ser atendido.
Os resultados já são perceptíveis na sala de aula e no cotidiano escolar. “Este ano mesmo nós já observamos avanços significativos. Pais nos procuraram para agradecer porque seus filhos, que não liam, agora estão lendo. Esse retorno muito positivo nos motiva a seguir”, destaca Adriana Lucarelli. Raquel também confirma a evolução: “Hoje eles leem com mais atenção, interpretam melhor, desenvolvem as operações matemáticas e até o comportamento em sala melhorou”.
Dados acompanhados pela Secretaria reforçam esse impacto. No 2º ano, a taxa de leitura adequada passou de 56% para 64% após a implantação do projeto. Em matemática, o crescimento foi de 44% para 56%. Avanços semelhantes foram registrados do 3º ao 5º ano, alinhando a aprendizagem ao nível esperado para cada turma.
Além de fortalecer o processo de alfabetização, o Aprendizagem Ativa está alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e contribui diretamente para a melhoria dos indicadores educacionais do município.
Segundo a Secretária, o projeto terá continuidade: “Os resultados na educação acontecem a longo prazo. Queremos consolidar essa política, para colher os frutos desse trabalho, sempre fortalecendo e contribuindo na atuação dos professores em sala de aula e garantindo que nenhuma criança fique para trás. Esse é o compromisso da nossa gestão.”

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