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Projeto Aprendizagem Ativa impulsiona alfabetização na Rede Municipal de Ubá

Projeto Aprendizagem Ativa impulsiona alfabetização na Rede Municipal de Ubá

Projeto Aprendizagem Ativa impulsiona alfabetização na Rede Municipal de Ubá
Projeto Aprendizagem Ativa impulsiona alfabetização na Rede Municipal de Ubá (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantou o Projeto Aprendizagem Ativa, uma estratégia pedagógica que tem fortalecido o processo de alfabetização e ampliado o desenvolvimento em Língua Portuguesa e Matemática entre alunos do 2º ao 5º ano da Rede Municipal. O projeto atende estudantes que ainda não consolidaram habilidades essenciais, como leitura, escrita, interpretação e matemática, oferecendo acompanhamento personalizado dentro do próprio turno escolar.


> A iniciativa surgiu a partir de avaliações diagnósticas realizadas no início do ano, que apontaram defasagens importantes no processo de aprendizagem. “Detectamos alunos com habilidades não consolidadas, especialmente na leitura, escrita e matemática. Então estruturamos uma ação capaz de reorganizar esses estudantes e ajudá-los a avançar”, explicou a Secretária de Educação, Adriana Lucarelli.


Para isso, a Secretaria contratou mais 50 professores e reorganizou espaços escolares, possibilitando a criação dos Núcleos de Aprendizagem, pequenos grupos nos quais o acompanhamento ocorre de maneira individualizada. “Nós fizemos uma sondagem para identificar o nível de cada aluno. Alguns precisaram começar do beabá, outros já podiam avançar com leitura de textos. Cada plano de aula foi pensado conforme a necessidade de cada criança”, relata a professora Raquel de Assis, que atua no projeto.


As metodologias utilizadas valorizam a participação ativa do estudante, a mediação cuidadosa do professor e o uso de materiais concretos quando necessário, garantindo que cada criança avance no seu ritmo, sem perder o vínculo com a turma de referência. À medida que o aluno consolida a habilidade que estava em defasagem, ele abre vaga para que outro estudante possa ser atendido.


Os resultados já são perceptíveis na sala de aula e no cotidiano escolar. “Este ano mesmo nós já observamos avanços significativos. Pais nos procuraram para agradecer porque seus filhos, que não liam, agora estão lendo. Esse retorno muito positivo nos motiva a seguir”, destaca Adriana Lucarelli. Raquel também confirma a evolução: “Hoje eles leem com mais atenção, interpretam melhor, desenvolvem as operações matemáticas e até o comportamento em sala melhorou”.


Dados acompanhados pela Secretaria reforçam esse impacto. No 2º ano, a taxa de leitura adequada passou de 56% para 64% após a implantação do projeto. Em matemática, o crescimento foi de 44% para 56%. Avanços semelhantes foram registrados do 3º ao 5º ano, alinhando a aprendizagem ao nível esperado para cada turma.


Além de fortalecer o processo de alfabetização, o Aprendizagem Ativa está alinhado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e contribui diretamente para a melhoria dos indicadores educacionais do município.


Segundo a Secretária, o projeto terá continuidade: “Os resultados na educação acontecem a longo prazo. Queremos consolidar essa política, para colher os frutos desse trabalho, sempre fortalecendo e contribuindo na atuação dos professores em sala de aula e garantindo que nenhuma criança fique para trás. Esse é o compromisso da nossa gestão.”





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