cover
Tocando Agora:

Ubá reforça ações de prevenção, testagem e tratamento

Ubá reforça ações de prevenção, testagem e tratamento

Ubá reforça ações de prevenção, testagem e tratamento
Ubá reforça ações de prevenção, testagem e tratamento (Foto: Reprodução)

No Dia Mundial de Luta Contra o HIV/Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica as ações de prevenção, testagem e tratamento, marcando o início da campanha Dezembro Vermelho.

Em 2025, o Brasil registrou mais de 46 mil novos casos de HIV, somando mais de 1 milhão de diagnósticos. Os dados nacionais revelam maior incidência entre homens, jovens e pessoas negras, evidenciando desigualdades sociais. Apesar dos avanços, como maior adesão à PrEP e redução da transmissão vertical, persistem desafios: diagnóstico tardio, abandono do tratamento e discriminação, que ainda atinge 52,9% das pessoas vivendo com HIV.

Em Ubá, as equipes de saúde reforçam a oferta de testes rápidos, orientações e atendimento especializado, reafirmando o compromisso do município com a ampliação do acesso, o enfrentamento ao preconceito e o cumprimento da meta global de eliminação da Aids até 2030.

Rede de Atendimento em Ubá

A assistência às ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais é realizada na Policlínica Regional, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos seguintes serviços:

SAE – Serviço de Atendimento Especializado

Acompanhamento de pessoas vivendo com HIV, hepatites B e C; consultas médicas e de enfermagem; acompanhamento farmacêutico; exames como carga viral e CD4; dispensação de antirretrovirais.

UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos

Distribuição de medicamentos para sífilis, hepatites, tuberculose e infecções oportunistas; entrega de preservativos e gel lubrificante.

CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento

Testagem rápida e aconselhamento. Todas as unidades de saúde do município também oferecem testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites.

PEP e PrEP: prevenção ampliada

PEP – Profilaxia Pós-Exposição

Indicada após situações de risco e deve ser iniciada em até 72 horas.

• Atendimento no SAE: 7h às 16h

• Fora desse horário: Hospital Santa Isabel (Ubá) e Hospital São João Batista (Visconde do Rio Branco)

PrEP – Profilaxia Pré-Exposição

Disponível para pessoas com maior risco de exposição ao HIV, mediante agendamento com a equipe de enfermagem ou farmácia.

Informações e contato

(32) 3301-2582

dstaids@uba.mg.gov.br

saeudm.sms@uba.mg.gov.br


Comentários (0)

Fale Conosco