cover
Tocando Agora:

Saúde abre inscrições do “Observatório de Boas Práticas da Atenção Primária à Saúde” para dar visibilidade aos projetos inspiradores realizados nos municípios mineiros

Profissionais da saúde e gestores poderão inscrever iniciativas municipais que fortalecem o cuidado com a população mineira até 30 de janeiro

Saúde abre inscrições do “Observatório de Boas Práticas da Atenção Primária à Saúde” para dar visibilidade aos projetos inspiradores realizados nos municípios mineiros
Saúde abre inscrições do “Observatório de Boas Práticas da Atenção Primária à Saúde” para dar visibilidade aos projetos inspiradores realizados nos municípios mineiros (Foto: Reprodução)

Estão abertas as inscrições do projeto “Observatório De Boas Práticas”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e direcionado aos profissionais e gestores de saúde que atuam na Atenção Primária. O objetivo é proporcionar mais visibilidade às iniciativas desenvolvidas pelos municípios, com foco na melhoria da prestação dos serviços, para inspirar a construção de estratégias nos territórios e compartilhar práticas que fortalecem o cuidado com a população.

As inscrições devem ser feitas de 15 de dezembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026, por meio deste link. Cada profissional pode fazer uma única inscrição e cada município pode fazer até quatro inscrições, sendo uma por eixo.

A superintendente de atenção primária, Camila Helen de Almeida Silva Oliveira, explica as especificidades do projeto.

“Esse edital vai contar com quatro eixos que vão tratar de qualificação de processos de trabalho e gestão participativa, promoção da saúde e políticas de equidades, cuidado integral e ciclos de vida e também outras ações que podem abranger toda a atenção primária”, detalha.

“Os trabalhos ficarão disponíveis em uma plataforma online para compartilhamos práticas que fortalecem o cuidado no território. Para nós, essa é uma forma de reconhecimento do esforço diário e da criatividade de quem atua na ponta”, reforça a superintendente.

Entre os critérios de avaliação estão clareza e coerência e, por isso, as apresentações devem evidenciar mudanças positivas na organização dos serviços, de forma objetiva. Além disso, a iniciativa deve apresentar uma abordagem inovadora, com potencial para transformar as práticas nos territórios. Outro ponto que será avaliado são as ações que podem ser realizadas de forma contínua nos municípios e que possam ser implementadas em outros contextos municipais ou serviços.

O regulamento do Observatório estabelece que cada experiência será avaliada uma única vez. Em casos de duplicidade de envio, apenas o primeiro será considerado. Propostas encaminhadas por e-mail ou por qualquer outro meio que não seja a plataforma oficial serão automaticamente desconsideradas.

“As análises vão acontecer durante o período de inscrição e passarão por duas avaliações, uma geral e outra mais técnica voltada para a temática abordada. No final, todos os municípios que alcançarem 42 pontos ou mais, entrarão para o observatório e terão suas práticas reconhecidas”, completa Camila Helen.

O edital completo e a cartilha com orientações e informações sobre o projeto podem ser acessadas aqui. https://drive.google.com/drive/folders/1z8YIu9i-8V-A2DBXMuNawhbtf1cI1VCe 

Comentários (0)

Fale Conosco